Untitled Document
Untitled Document
Faixa etária 5 meses a 1 ano e 6 meses

Estágio Sensório-motor. Onde a criança ainda não distingue a existência de um mundo externo separado de sí própria – vai formando sua inteligência através de processos de adaptações, assimilações e acomodações; chegando a uma interação com o mundo externo, e, portanto, reduzindo o egocentrismo. (Piaget).

É neste estágio (sensório-motor) que inicia o desenvolvimento da inteligência na criança. Nessa fase, o conhecimento se dá pelo contato físico da criança com o objeto; e as atividades de estimulação contribuem muito para o desenvolvimento em todos os aspectos.

O principal objetivo é a socialização da criança, aprender a apreciar a companhia de outras crianças, a cooperar e fazer as atividades em conjunto.

Por outro lado, a criança tem a oportunidade, na medida de seu interesse, de treinar as atividades da vida prática, fazer jogos de encaixe, trabalhar com materiais diversos que lhe dê possibilidade de criar, fazer exercícios, dançar, cantar, ouvir histórias, dramatizar, enriquecer seu vocabulário, desenvolver sua capacidade para raciocinar e resolver seus pequenos problemas de relacionamento.


Untitled Document